Encontro entre Estados Unidos e Irã marcado para esta sexta-feira na Suíça é cancelado
Vice-presidente dos EUA cancela viagem a negociações com Irã na Suíça.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, desistiu de sua viagem para se encontrar com negociadores iranianos, conforme anunciado pela Casa Branca.
A rodada de negociações que estava agendada para esta sexta-feira (19 de junho de 2026) na Suíça foi cancelada. O encontro tinha como objetivo iniciar discussões sobre a implementação de um memorando de entendimento firmado entre os dois países, visando o encerramento do conflito em andamento.
O Ministério das Relações Exteriores da Suíça confirmou que as conversas entre EUA, Irã, Qatar e Paquistão foram adiadas, mas reafirmou a disposição do país em facilitar a comunicação entre as partes. O encontro estava previsto para ocorrer em um hotel na região montanhosa de Bürgenstock, próximo à cidade de Lucerna.
Informações indicam que a decisão de cancelar a viagem foi comunicada após Vance ter falado com jornalistas na Casa Branca. Até o momento, não há detalhes sobre uma nova data para as negociações, mas a expectativa é de que as conversas técnicas sejam iniciadas o mais rapidamente possível.
O memorando de entendimento visa estabelecer um caminho para um acordo definitivo que reduza as tensões entre os EUA e o Irã, além de encerrar o conflito que teve início em fevereiro deste ano.
O documento já havia sido assinado eletronicamente, mas na quarta-feira (17 de junho), o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma cópia física durante uma viagem à França, onde participou da cúpula do G7.
Uma versão digitalizada do memorando, assinada por Trump, foi enviada ao Irã e ratificada pelo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian. Agora, as duas partes têm um prazo de 60 dias para discutir as pendências e buscar uma resolução definitiva para a guerra.
