Defesa Civil emite alerta extremo, o nível mais grave do sistema, em situações de risco
Moradores de diversas cidades do Brasil recebem falso alerta da Defesa Civil
Recentemente, moradores de várias cidades brasileiras foram surpreendidos com um alerta falso da Defesa Civil, que gerou confusão e preocupação entre a população.
As mensagens enviadas continham a palavra “misantropia” e não estavam relacionadas a nenhum risco real. Em algumas regiões, o alerta mencionava até um suposto “ataque alienígena”, o que gerou ainda mais alvoroço entre os cidadãos.
Esses alertas fazem parte da categoria “Alerta Extremo”, que é o nível mais grave do sistema de notificações da Defesa Civil. Esse tipo de alerta é utilizado quando há uma ameaça iminente à vida, exigindo que a população busque abrigo imediatamente.
Esse não é um incidente isolado, pois a ferramenta de alertas já foi acionada anteriormente. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possui um portal que permite acompanhar os alertas mais recentes emitidos pelo sistema.

Entre os últimos alertas classificados como “extremos”, destaca-se um aviso emitido em 31 de maio de 2026, direcionado aos moradores de Manaus (AM), que alertava sobre um deslizamento de terra e recomendava que as pessoas se afastassem de encostas e procurassem abrigo seguro.
Dados indicam que essa mesma classificação foi utilizada ao longo de 2025 em várias partes do Brasil para alertar sobre alagamentos, tempestades com raios, deslizamentos de terra, queda de granizo, inundações e vendavais.
Além do “Alerta Extremo”, o sistema também conta com o “Alerta Severo”, que é uma classificação de menor urgência. Nesses casos, a população tem mais tempo para tomar medidas de proteção.
Até o momento, foram emitidos mais de 2.500 alertas pelas Defesas Civis desde o início do programa, com 227 classificados como “extremos” e aproximadamente 2.280 como “severos”.
Como funcionam os tipos de alertas emitidos pela Defesa Civil:
- 🟠 Alerta severo: emite um “beep” no smartphone, mas só toca se o aparelho não estiver no modo silencioso.
- 🔴 Alerta extremo: aciona um sinal sonoro semelhante a uma sirene, além da mensagem em texto, sendo ativado mesmo se o celular estiver no modo silencioso.
Plataforma foi retirada do ar
A Defesa Civil Nacional informou que a plataforma utilizada para o envio dos alertas foi desativada após sofrer uma invasão na madrugada de sábado (20). Segundo o órgão, o disparo dos alertas falsos foi realizado remotamente por alguém sem autorização, possivelmente devido a um ataque hacker.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirmou que acionará a Polícia Federal e tomará as providências necessárias para reestabelecer o sistema com segurança.
Moradores de diversas cidades, incluindo Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Campo Grande, relataram ter recebido os alertas falsos.
