Roraima elege governador para mandato tampão até 2027 neste domingo

Compartilhe essa Informação

Eleitores de Roraima vão às urnas para escolher novo governador em eleição suplementar.

Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a votar neste domingo (21) para escolher um novo chefe do Executivo estadual. A eleição ocorrerá em 350 locais de votação e se estenderá até às 17h00, no horário local.

A convocação para a eleição suplementar se deu após a cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 30 de abril. Damião havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium.

A chapa de Damião foi condenada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. As irregularidades incluíram a entrega de cestas básicas e a destinação de verbas a municípios sem o devido cumprimento das normas legais.

A disputa deste domingo

No pleito de hoje, os candidatos ao mandato tampão são Arthur Henrique (PL), apoiado pelo ex-governador cassado; Soldado Sampaio (Republicanos), atual governador que assumiu interinamente; e a socióloga Nelita Frank (PT), representando a oposição.

Arthur Henrique, ex-prefeito de Boa Vista, participa da eleição “sob judice”, o que significa que sua candidatura pode ser contestada mesmo se ele for eleito. A questão foi levantada no Supremo Tribunal Federal (STF), onde uma decisão do ministro Flávio Dino considerou a candidatura irregular.

Dino derrubou uma norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que permitia a flexibilização do prazo para desincompatibilização, estabelecendo que o prazo de três a seis meses deve ser respeitado conforme a Lei das Inelegibilidades.

Embora ainda haja possibilidade de recurso à decisão de Dino, Arthur Henrique está na disputa, mas com a incerteza de sua elegibilidade.

A alteração na regra também impactou o Partido dos Trabalhadores (PT), que inicialmente havia indicado a professora Antônia Pedrosa como candidata. Como ela não se afastou do cargo a tempo, foi substituída por Nelita Frank, mas o nome e a foto de Pedrosa permanecem nas urnas eletrônicas devido à falta de tempo para atualização.

Eleições municipais

Além de Roraima, eleitores de cinco municípios em todo o país também irão às urnas para escolher prefeitos em eleições complementares, que garantirão mandatos até janeiro de 2029. Essas eleições são resultado da perda de mandatos de gestores eleitos em 2024.

Os municípios que realizarão eleições são Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).

Em Reginópolis, João Paulo (PSD) é candidato a prefeito, com Marquinho do Gás (Podemos) como vice, e também concorrem Marquinho Bastos e Fernando Inácio (União Brasil).

Em Tuiuti, as chapas disputando a prefeitura incluem Pedrinho e Andrezão (MDB/Republicanos), Milena do Amarildo e Guinho (PSB), e Careca e Nina do Gabinete (União Brasil).

No município de Joviânia, os candidatos são Pedro Lucas, conhecido como Macaco, e Leandro da Leancellys (MDB/Agir), além de Elisberto da Retro e Rogério Potim (Podemos/PSDB).

As eleições em Amparo da Serra têm como protagonistas Aila da Farmácia e Robertinho Bellico (Avante/Republicanos), e Túlio Cária e Marcelino do Açougue (MDB/PRD).

Por fim, em Bonito de Minas, João Neto do Sindicato e Professora Cris (Podemos/União Brasil) disputam, junto com Miqueias Figueiredo e Joelma Magalhães (Republicanos/PDT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *