Paulo Serra desiste de candidatar-se ao governo de SP e avalia apoio a Tarcísio
Paulo Serra desiste de candidatura ao governo de SP e mira Câmara dos Deputados.
O presidente estadual do PSDB, Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André, anunciou neste domingo (21) sua desistência em concorrer ao governo de São Paulo. A nova estratégia é focar na busca por uma vaga na Câmara dos Deputados.
Informações anteriores já indicavam que Serra havia sinalizado a aliados sobre sua intenção de não seguir com a candidatura ao governo estadual. Entre março e abril, enquanto o diretório nacional do PSDB considerava lançar o ex-ministro Ciro Gomes à presidência, a cúpula do partido avaliava que manter Serra na disputa seria uma jogada estratégica para garantir um palanque para Ciro no estado mais populoso do Brasil.
Com a decisão de Ciro de concorrer ao governo do Ceará, a viabilidade da candidatura de Serra diminuiu consideravelmente. Em uma entrevista, Serra revelou que recebeu a sugestão do presidente nacional do partido, Aécio Neves, para adiar sua candidatura ao governo com o objetivo de fortalecer a bancada federal do PSDB, que está em federação com o Cidadania.
Aliados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também procuraram dialogar com Serra e membros do PSDB para evitar que ele se lançasse na corrida eleitoral. Tarcísio busca vencer Fernando Haddad (PT) já no primeiro turno, e seus apoiadores tentam diminuir o número de concorrentes na centro-direita.
Se as negociações forem bem-sucedidas, o apoio formal do PSDB a Tarcísio poderá ser anunciado na convenção estadual do partido. Há uma expectativa entre os tucanos de que possam participar do governo com alguma secretaria estadual. É importante notar que Paulo Serra não é parente de José Serra.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada em março, Serra registrou 5% das intenções de voto, empatado com o deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP), que também anunciou sua retirada da corrida para o governo estadual no último sábado, optando por tentar a reeleição para a Câmara. O partido Missão ainda está avaliando se lançará outro candidato ao governo ou se permanecerá neutro, descartando, por enquanto, o apoio a outro concorrente.
Na nota divulgada, Paulo Serra afirmou que sua decisão foi tomada “após um amplo processo de reflexão, de diálogo e de avaliação sobre o atual momento político”. Ele enfatizou que não vê essa escolha como um recuo, mas como a continuidade de um projeto que começou em Santo André, ganhou relevância estadual e agora busca contribuir para o futuro do Brasil.
