TSE analisa resultado da eleição suplementar em Roraima

Compartilhe essa Informação

Arthur Henrique é eleito governador de Roraima em eleição suplementar.

Arthur Henrique, do PL, foi o candidato mais votado para o cargo de governador de Roraima, recebendo 160.004 votos, o que representa 60,87% dos votos válidos na eleição suplementar realizada no último domingo.

Embora o resultado tenha sido anunciado na mesma noite da eleição, a confirmação oficial da vitória dos candidatos dependerá da análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que revisará uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Este último indeferiu o registro dos candidatos por não atender ao prazo legal de desincompatibilização, que é o afastamento do cargo para concorrer a uma eleição.

Arthur Henrique, que anteriormente ocupava o cargo de prefeito de Boa Vista, decidiu se desligar da gestão após a cassação do governador Antonio Denarium e de seu vice, Edilson Damião. Essa cassação levou à convocação de novas eleições para o estado.

O TRE-RR havia estabelecido um prazo de apenas 24 horas para o afastamento, mas essa decisão foi posteriormente derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou o prazo incompatível com a Lei Complementar 64/1990, que estipula um mínimo de três meses.

Os candidatos Soldado Sampaio e Tayla Peres, do Republicanos, obtiveram 93.897 votos válidos, correspondendo a 35,72% do total. Já a chapa composta por Nelita Frank, do PT, e Bartô Macuxi, do PSol, recebeu 8.948 votos, o que equivale a 3,40% dos votos válidos na eleição suplementar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *