Polícia Federal revoga credenciais e agente americano deixa o Brasil
Agente dos EUA deixa Brasil após retirada de credenciais pela Polícia Federal.
O agente do governo dos Estados Unidos, Michael Myers, já deixou o Brasil após a retirada de suas credenciais pela Polícia Federal. Essa ação foi tomada em virtude do princípio da reciprocidade, em resposta a um incidente envolvendo um delegado brasileiro.
A decisão de retornar a Myers, que está vinculado à Homeland Security Investigations, foi oficializada pelo Itamaraty. Ele regressou aos Estados Unidos em 22 de abril de 2026. Essa medida reflete uma postura mais rígida do Brasil em relação a questões diplomáticas e de segurança.
De acordo com informações apuradas, uma das responsabilidades de Michael Myers era monitorar atividades do grupo extremista libanês Hezbollah em solo brasileiro. O Hezbollah é uma organização conhecida por sua ligação com o Irã e atua em diversas partes do mundo.
A retirada das credenciais do agente ocorre em um contexto tenso, após o Departamento de Estado dos EUA afirmar que um funcionário brasileiro foi expulso por tentar manipular o sistema de imigração americano, em um caso que envolvia um pedido formal de extradição. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou a ministra-conselheira da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília para prestar esclarecimentos sobre a situação.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, expressou que a decisão de retirar as credenciais foi feita “com pesar”, ressaltando que essa ação não deve ser interpretada como uma expulsão formal. Ele ainda destacou que a saída do delegado brasileiro dos Estados Unidos foi uma determinação da própria corporação.
