Médico informa que Lula passou por cirurgia para remoção de lesão e recomenda repouso nos próximos dias
Presidente Lula realiza cirurgia para retirada de lesão no couro cabeludo e passa bem.
O presidente Lula foi submetido a um procedimento cirúrgico na manhã desta sexta-feira, em São Paulo, para a remoção de uma lesão no couro cabeludo. O médico responsável, Ricardo Kalil, informou que a operação transcorreu sem complicações, e o presidente deverá receber alta ainda hoje.
A cirurgia foi realizada pela médica Cristina Abdala, que removeu um fragmento de pele da região da cabeça. Segundo Kalil, a lesão era comum e não representava riscos maiores: “Foi uma lesão de pele. É muito comum, é a mais comum que tem no mundo”, afirmou.
A lesão removida é classificada como basocelular, que se caracteriza por ser localizada e não se espalhar pelo corpo. A médica Abdala explicou que essa condição é frequentemente causada pela exposição solar e, quando cresce, é necessário realizar a remoção. O tecido retirado será submetido a biópsia para análise mais detalhada.
Além da cirurgia, o presidente também recebeu um tratamento para tendinite na mão direita, através de infiltração. Kalil destacou que, apesar do procedimento, a agenda de Lula não será impactada. “Vamos evitar grandes eventos nos próximos dias. Lula não vai tomar medicamento. Ficou uma ferida cirúrgica e é esperar cicatrizar, o que deve demorar um mês”, comentou o médico.
Kalil ainda assegurou que a saúde do presidente não irá interferir em sua campanha presidencial, afirmando que a única mudança pode ser a utilização de um chapéu durante os compromissos. “A resposta é não. O máximo que vai acontecer é ele aparecer de chapéu, como aconteceu outras vezes”, disse.
Lula chegou ao hospital por volta das 7h da manhã, e a mini-cirurgia estava previamente agendada, não sendo uma emergência. Ele esteve acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, durante todo o procedimento.