Zoo de Sapucaia do Sul celebra 64 anos no Dia do Trabalhador

Compartilhe essa Informação

Parque Zoológico de Sapucaia do Sul celebra 64 anos com ingresso solidário no Dia do Trabalho.

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, que completará 64 anos de existência no dia 1º de maio, celebra a data com uma ação que promove o acesso à população de maneira socialmente responsável.

No feriado, visitantes que chegarem ao parque a pé poderão entrar mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Para os que optarem por veículos, o valor de entrada será fixo em R$ 50, independentemente do número de pessoas no automóvel.

Essa iniciativa visa aumentar o fluxo de visitantes em um dos dias mais significativos do calendário, ao mesmo tempo que fortalece a relação do zoológico com a comunidade local. Sob a administração da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, o parque abriga uma vasta gama de espécies e se destaca na região pelo cuidado com a fauna silvestre, especialmente em relação aos animais que não podem ser reintegrados ao seu habitat natural.

Durante todo o dia, os visitantes terão a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento ambiental. Essas práticas são essenciais para estimular comportamentos naturais nos animais, como a exploração e a busca por alimento, além de promover interações com diferentes estímulos sensoriais. Tais ações são parte integrante da rotina de manejo e são fundamentais para o bem-estar das espécies sob cuidados humanos.

De acordo com a gestora do zoológico, as atividades tornam o cotidiano mais dinâmico, beneficiam os animais e aproximam o público das iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo parque.

A história do zoológico é marcada por diversas gerações de animais, que contribuíram para a construção de sua reputação. Um exemplo notável é o condor-dos-andes Severino, que chegou em 1972, procedente da Colômbia. Outro marco relevante foi a chegada dos rinocerontes Mico e Lica, em 1992, que aumentaram significativamente a diversidade do acervo zoológico.

Nos anos 2000, o zoológico registrou nascimentos que reforçaram seu papel em manejo e conservação, como o chimpanzé Nilo, que nasceu em 2009. Recentemente, o nascimento da bugio-ruivo Alice, em setembro de 2025, simboliza uma nova fase para o parque, relacionada à continuidade dos programas de cuidado e reprodução assistida.

Além das atividades voltadas à fauna, o zoológico também oferece estrutura para a permanência prolongada dos visitantes. Eles podem trazer alimentos, bebidas, cangas e chimarrão, desde que se comprometam a levar seus resíduos. O espaço conta com 44 churrasqueiras disponíveis por ordem de chegada, além de restaurante, lanchonete e quiosques.

Localizado na BR-116, Km 252, no bairro Colonial, o zoológico funciona das 9h às 17h, de terça a domingo, incluindo feriados, e fecha às segundas-feiras para manutenção. A venda de ingressos é realizada exclusivamente na bilheteria do parque.

O aniversário de 64 anos do zoológico não é apenas uma comemoração, mas também uma reafirmação do papel essencial da instituição na preservação da fauna e na educação ambiental, em um momento em que a conservação de espécies se torna cada vez mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *