Lula divulga investimento de R$ 89,3 milhões para hospital em Belo Horizonte
Investimento de R$ 89,3 milhões visa fortalecer tratamento oncológico em Belo Horizonte.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um significativo investimento de R$ 89,3 milhões para o Hospital Luxemburgo, localizado em Belo Horizonte. Essa iniciativa faz parte de um esforço do governo para aumentar o acesso ao diagnóstico e tratamento de câncer na rede pública de saúde.
Entre as principais medidas, destaca-se um aporte anual de R$ 70,5 milhões do Ministério da Saúde destinado ao hospital. Com esse recurso, a unidade receberá novos equipamentos de radioterapia e terá sua capacidade de internação ampliada para atender pacientes oncológicos.
Eis os anúncios:
- Acelerador linear: Um equipamento de R$ 9,3 milhões, viabilizado por emenda parlamentar de 2023;
- Robótica prostática: R$ 9,4 milhões destinados à aquisição de um equipamento de cirurgia robótica prostática, com apoio do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).
No evento de lançamento, o presidente enfatizou a criação do programa Aqui Tem Especialistas, afirmando que ele visa garantir que “as pessoas mais humildes do país sejam tratadas em igualdade de condições”. Ele também ressaltou que no Brasil, “o povo pobre não vai mais ser tratado como cidadão de 3ª classe”.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância do aumento dos investimentos em saúde, destacando que isso demonstra a postura republicana do presidente. Ele criticou gestões anteriores, afirmando que “nós já tivemos nesse país um presidente que se negava a ajudar, a cooperar e a investir em um Estado em que o governador não o apoiasse”.
Sem mencionar nomes, Padilha também fez críticas ao ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmando que a postura do governador não impediu que o Ministério da Saúde realizasse os investimentos necessários. “O presidente Lula olha para o povo de Minas. A postura do governador não impediu que o Ministério da Saúde fizesse o investimento que nós fizemos aqui”, ressaltou.
É importante lembrar que Zema deixou o governo do Estado para se candidatar às eleições presidenciais de 2026, o que pode impactar a dinâmica política e de investimentos na região.
