América Latina estabelece mecanismo de cooperação para semicondutores

Compartilhe essa Informação

América Latina cria bloco para desenvolver ecossistema de semicondutores.

Na última quinta-feira (18), os países da América Latina e Caribe formalizaram a criação de um bloco regional voltado para o desenvolvimento do ecossistema de semicondutores e chips.

O novo bloco, denominado SemiCon-LAC, é uma comunidade permanente que visa promover a cooperação entre governos, universidades, centros de pesquisa e empresas da região. O principal objetivo é integrar a América Latina na cadeia global de chips e atrair investimentos, com o Tecnopuc assumindo a primeira secretaria executiva.

A criação do SemiCon-LAC surge em um contexto de reconfiguração geopolítica do setor de semicondutores, que atualmente é dominado por países do Pacífico Leste, como Taiwan, Coreia do Sul e China. Com isso, diversas nações e blocos estão buscando diversificar suas cadeias de suprimentos.

Mercado em expansão acelerada

O setor de semicondutores está passando por um ciclo de crescimento acelerado, impulsionado pela crescente demanda por inteligência artificial (IA). Dados recentes indicam que a receita global de semicondutores deve alcançar US$ 793 bilhões em 2025, representando um aumento de 21% em relação a 2024. Os chips voltados para IA já correspondem a quase um terço das vendas mundiais.

Além disso, os investimentos globais em infraestrutura de IA devem ultrapassar US$ 1,3 trilhões até 2026, e os semicondutores desse segmento são projetados para representar mais de 50% das vendas do setor até 2029.

Quatro pilares da declaração

A Declaração de Porto Alegre estabelece a atuação do SemiCon-LAC em torno de quatro eixos fundamentais:

  • Autonomia e resiliência: promover a independência tecnológica na região, minimizando riscos de desabastecimento e fortalecendo a segurança nacional.
  • Cooperação regional e internacional: criar um mecanismo permanente de diálogo entre governos, universidades e empresas, aberto a parcerias globais.
  • Fortalecimento de capacidades: integrar academia e indústria para acelerar a pesquisa aplicada, inovação e formação de talentos.
  • Gestão permanente: implementar uma estrutura administrativa contínua coordenada pelo Tecnopuc, com um mandato inicial para a secretaria executiva.

O professor Adão Villaverde, da Escola Politécnica da PUCRS e presidente do SemiCon-LAC 2026, destacou a importância do bloco no contexto da disputa geopolítica pelo setor. Ele enfatizou que a iniciativa busca desconcentrar a produção de semicondutores, promovendo um diálogo contínuo entre empresários, especialistas e gestores públicos, além de criar um hub de semicondutores no Rio Grande do Sul e fortalecer a soberania científica e técnica da região.

Encerramento com visitas técnicas

O evento SemiCon-LAC 2026 será encerrado nesta sexta-feira (19) com visitas a instalações de referência no Rio Grande do Sul. A programação inclui paradas no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), no Tecnosinos e em empresas dos parques tecnológicos da região, como Impinj, EnSilica, HT Micron e itt CHIP.

A organização do evento é realizada pelo Tecnopuc, com co-organização da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS), e conta com o patrocínio de Badesul Desenvolvimento, BRDE, FINEP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Vero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *