Arthur Henrique (PL) é o candidato mais votado em Roraima, mas resultado é considerado nulo e está sub judice

Compartilhe essa Informação

Arthur Henrique é eleito governador-tampão de Roraima com 60,9% dos votos.

O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, do PL, foi o candidato mais votado nas eleições suplementares para o cargo de governador-tampão de Roraima, conquistando 60,9% dos votos. Seu principal concorrente, Soldado Sampaio, do Republicanos, obteve 35,7%, enquanto Nelita Frank, do PT, ficou com 3,4% dos votos.

A convocação para as eleições ocorreu após o Tribunal Superior Eleitoral cassar o mandato do então governador Edilson Damião, do União. Essa decisão levou os eleitores a retornarem às urnas para escolher um novo governador temporário.

A candidatura de Arthur Henrique, no entanto, foi registrada sub judice, já que o Tribunal Regional Eleitoral do estado negou o registro dele e de seu vice, Subtenente Velton. Ambos aguardam o julgamento de recursos que podem alterar essa situação.

De acordo com o TRE-RR, a confirmação definitiva do resultado eleitoral depende da conclusão do processo judicial em andamento. Enquanto isso, Soldado Sampaio continua exercendo a função de governador interino.

A controvérsia em torno das candidaturas se originou de uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, que invalidou uma norma do TRE-RR que permitia a desincompatibilização dos candidatos até 24 horas após a convenção partidária. O ministro determinou que a saída dos cargos públicos deve respeitar um prazo de três a seis meses, conforme estipulado na Lei das Inelegibilidades.

Embora ainda seja possível recorrer contra essa decisão, Arthur Henrique participou da eleição em um contexto de incerteza legal. Se a Justiça Eleitoral validar os resultados, seu mandato poderá se estender até janeiro de 2027, quando o vencedor das eleições de outubro assumirá o cargo.

Em 30 de abril, o TSE havia cassado o mandato de Damião e determinado a realização de eleições diretas no estado, em um julgamento que também resultou na inelegibilidade do ex-governador Antonio Denarium, do PP, ambos condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *