Eduardo Leite confirma na CPI dos Pedágios que concederá blocos 1 e 2 até o final do ano
Eduardo Leite reafirma compromisso com concessões rodoviárias na Assembleia Legislativa.
O governador Eduardo Leite destacou ontem, em discurso na Assembleia Legislativa, sua intenção de concluir até o final do ano o plano de concessões rodoviárias no estado.
Leite afirmou que enviará os leilões de concessão dos blocos 1 e 2 de rodovias, ressaltando que sua equipe técnica está colaborando com o BNDES para avaliar as mudanças necessárias no modelo. Em resposta a críticas sobre a falta de debate, o governador garantiu que foram realizadas mais audiências públicas do que a legislação exige.
Ele também comentou o impacto das calamidades enfrentadas pelo estado no cronograma de obras, explicando que muitos trechos precisam ser reconstruídos. No bloco 3, por exemplo, 150 pontos foram afetados, o que dificulta o avanço das obras.
Durante a sessão, o governador compareceu à CPI dos Pedágios, acompanhado de diversos assessores e secretários, reforçando a importância do tema em discussão.
Desinteresse nas concessões e multas do free flow
Leite atribuiu a falta de propostas para a concessão de 409 quilômetros de estradas no Vale do Taquari e no norte do estado ao clima de tensão e ao aperto do modelo de concessão, que, segundo ele, fez com que não houvesse interessados.
O governador também abordou as críticas referentes às multas do sistema de free flow, explicando que apenas 2% dos usuários foram multados, o que indica que a maioria está em conformidade com as normas.
Paparico Bacchi critica o modelo de concessões
O presidente da CPI dos Pedágios, deputado Paparico Bacchi, discordou das afirmações de Leite, argumentando que o trabalho legislativo não afastou interessados no leilão do Bloco 2. Ele mencionou casos que evidenciam a ineficácia do modelo atual, como a “curva da morte” na RS 122, que ainda não recebeu a devida atenção das autoridades.
Bacchi apresentou um projeto de lei que visa utilizar recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura Rodoviária para a recuperação de rodovias, solicitando que o governador incentive sua base a aprovar a proposta.
Miguel Rosseto alerta sobre concessões
O relator da CPI dos Pedágios, deputado Miguel Rosseto, aconselhou Leite a reconsiderar as concessões sob tarifas elevadas e a falta de obras. Ele sugeriu que a administração das rodovias fosse deixada para o próximo governo, permitindo uma gestão mais eficiente das obras necessárias.
Rosseto enfatizou a importância de avaliar criticamente as decisões atuais e não persistir em modelos que, segundo ele, falharam em atender às demandas da população e da infraestrutura rodoviária.
Justiça Federal debate abate de vacas prenhas
A Justiça Federal do Paraná realizará uma audiência pública sobre a proibição do abate de vacas prenhas, programada para o dia 9, como parte da II Semana da Pauta Verde. A reunião será aberta à participação pública e busca discutir temas relevantes para a legislação ambiental e animal.
Novas penalizações para Medicina Veterinária
A nova legislação brasileira tipifica o exercício ilegal da Medicina Veterinária como crime, com penas que variam de seis meses a dois anos. A sanção busca proteger a saúde pública e animal, responsabilizando legalmente aqueles que atuam sem a devida autorização.
A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou a relevância da lei para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados por profissionais da Medicina Veterinária.
Mobilização em Brasília por dívida de produtores rurais
O deputado federal Luciano Zucco está em Brasília para mobilizar parlamentares em torno do projeto de lei que facilita a renegociação de dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos. A proposta está na pauta do Senado e é vista como crucial para auxiliar o setor agrícola gaúcho.
Zucco enfatizou a urgência da votação e a importância de unir esforços para garantir a aprovação do projeto, que visa aliviar as dificuldades financeiras enfrentadas por muitos agricultores.
