Governo do RS anuncia a nomeação de mais de 400 novos servidores para a Polícia Penal
Governo do Rio Grande do Sul nomeia novos policiais penais e técnicos administrativos
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a nomeação de 371 policiais penais e 43 técnicos administrativos, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial. Esta ação faz parte do processo de reposição do efetivo da Polícia Penal, que se destaca como o maior da história da corporação.
O secretário da Secretaria dos Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Cesar Kurtz, enfatizou a importância desse chamamento, afirmando que as nomeações promovem maior segurança nas unidades prisionais e fortalecem a categoria profissional. Investimentos significativos têm sido feitos na área, proporcionando melhorias essenciais para a corporação.
Desde 2019, a Polícia Penal já convocou um total de 5.362 servidores, sendo 3.809 policiais penais, 961 técnicos administrativos e 592 analistas. Recentemente, uma turma recorde de 651 novos servidores foi formada, demonstrando o compromisso contínuo com o fortalecimento da instituição.
Sergio Dalcol, superintendente da Polícia Penal, avaliou as novas nomeações como um passo crucial para a segurança nos estabelecimentos prisionais e para a execução das políticas de tratamento penal. A ampliação do efetivo é vista como uma contribuição direta para as condições de trabalho dos servidores e para o fortalecimento das operações da Polícia Penal.
Após a posse, os novos servidores participarão de um Curso de Formação Profissional na Academia da Polícia Penal (Acadeppen), que tem duração de cerca de três meses. As disciplinas abordadas incluem defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar e monitoramento eletrônico, entre outras fundamentais para a atuação na área.
IGP também reforça seu efetivo
No âmbito da segurança pública, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) divulgou as listas de aprovados para os cargos de técnico em Perícias, perito criminal e perito médico-legista, em um concurso que representa o maior do órgão até hoje, com 234 vagas disponíveis. A lista de aprovados foi publicada nas edições do Diário Oficial e no site da organizadora do processo seletivo.
O IGP já convocou anteriormente 46 aprovados e, para reforçar seu efetivo, iniciou um processo seletivo simplificado para a contratação emergencial de 38 servidores, focando em municípios do Interior. Este processo se encontra em fase final e oferece 22 vagas para perito médico-legista e 16 para técnico em perícias.
A atuação do IGP é crucial para a elucidação de crimes e para a manutenção da ordem pública. Desde 2019, o órgão recebeu investimentos significativos, totalizando quase R$ 99 milhões em obras e equipamentos, com uma previsão adicional de R$ 22 milhões para este ano. Esses recursos têm sido utilizados na aquisição de novas ferramentas para os postos de identificação, criminalística e médico-legal.
As novas aquisições incluem armamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs), lanternas táticas e maletas para uso em cenas de crime, além de recursos para papiloscopia, reforçando o compromisso do IGP com a segurança e eficiência na execução de suas atividades.
