Guaíba enfrenta os impactos do fenômeno El Niño
Prefeitura de Guaíba participa do lançamento do Programa Prepara RS para enfrentar eventos climáticos extremos.
A prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, marcou presença no lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos – Prepara RS. O evento ocorreu no Palácio Piratini e contou com a participação do governador Eduardo Leite, além de representantes de 72 municípios da Região Metropolitana.
O programa foi criado para enfrentar os potenciais impactos do fenômeno El Niño, previsto para 2026/2027. Durante o evento, um decreto foi assinado e análises preliminares de suscetibilidades foram entregues a 25 municípios considerados prioritários. Esses dados abrangem informações meteorológicas, hidrológicas, geológicas e sociais, identificando áreas críticas que demandam medidas de prevenção.
Além disso, foi apresentada a Plataforma de Voluntários da Defesa Civil, uma iniciativa destinada à gestão e cadastramento de voluntários que atuam em situações de emergência. A adesão de Guaíba a este programa reflete o compromisso da administração municipal com políticas eficazes de gestão de riscos, visando aumentar a segurança da população frente a eventos climáticos extremos.
