Ribeiro Neto sugere nova política de acompanhamento de pacientes no SUS
Deputado apresenta projeto para criar Política Nacional de Navegação do Paciente no SUS.
O deputado Ribeiro Neto (Solidariedade-MA) apresentou um projeto de lei que visa estabelecer a Política Nacional de Navegação do Paciente no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta proposta busca implementar ações que orientem e acompanhem os usuários na busca por consultas, exames e tratamentos na rede pública.
Entre os principais objetivos da proposta estão a redução de atrasos em diagnósticos e tratamentos, o fortalecimento da integração entre os diversos níveis de atendimento e a diminuição do abandono de terapias. Para isso, o texto sugere a utilização de ferramentas digitais, materiais informativos e a capacitação de profissionais que possam apoiar os pacientes ao longo de sua jornada no sistema de saúde.
A nova política dará prioridade a grupos mais vulneráveis, como pacientes com doenças crônicas, câncer, doenças raras, pessoas com deficiência, idosos e aqueles em situação de vulnerabilidade social ou que residem em áreas remotas.
Na justificativa do projeto, Ribeiro Neto destaca que muitos brasileiros enfrentam dificuldades significativas para entender os fluxos do SUS e para acompanhar encaminhamentos, exames e consultas especializadas. Ele ressalta que “milhões de pacientes enfrentam dificuldades para compreender fluxos assistenciais, acompanhar encaminhamentos, realizar exames, acessar especialistas e concluir tratamentos.”
O parlamentar também menciona que experiências de outros países, como Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, demonstram que programas de navegação do paciente podem aumentar a adesão aos tratamentos e melhorar a eficiência dos sistemas de saúde.
