Trump afirma que pedágio no Estreito de Ormuz só ocorrerá se EUA impuserem
Irã fecha Estreito de Ormuz após ataques israelenses ao Líbano
O Irã anunciou o fechamento do Estreito de Ormuz em resposta a recentes ataques de Israel ao Líbano, intensificando as tensões na região.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que não haverá cobrança de pedágio na passagem, a menos que seja imposto pelos EUA, caso um acordo definitivo com o Irã não seja alcançado. Em suas palavras, ele mencionou a possibilidade de taxas como forma de reembolso de custos, se o acordo não for concluído.
“Não haverá cobrança de pedágio no Estreito de Ormuz durante os 60 dias do período de cessar-fogo, e também não haverá cobrança de pedágio após o término desse período, a menos que seja imposta pelos Estados Unidos da América”, afirmou Trump.
O Estreito de Ormuz é uma das rotas mais cruciais do mundo para o transporte de petróleo e gás. A Guarda Revolucionária do Irã emitiu um alerta para embarcações, informando que a segurança dos navios pode estar em risco se tentarem acessar a passagem.
A decisão de fechar o estreito foi justificada pelo Irã como uma resposta aos “crimes” de Israel no Líbano e a uma suposta violação dos compromissos dos EUA para estabelecer um cessar-fogo. Este anúncio ocorre em um momento delicado, com novas conversas entre Washington e Teerã programadas para ocorrer na Suíça.
Além disso, a declaração do Irã surge dias após a assinatura de um acordo provisório entre os Estados Unidos e o Irã, visando encerrar um conflito que já se arrasta por quase quatro meses. O pacto foi selado por Trump e pelo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.
A situação no Estreito de Ormuz continua a ser monitorada de perto, considerando sua importância estratégica para o comércio global de energia e as repercussões que um bloqueio poderia ter nas economias mundiais.
