Trump declara que Estreito de Ormuz está livre: ‘Estamos avançando com força’
Trump afirma que Estreito de Ormuz está “totalmente aberto” após negociações com o Irã.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o Estreito de Ormuz está “totalmente aberto” e que o país está “indo muito bem” na região. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa no dia 22 de junho de 2026.
A declaração de Trump ocorreu um dia após a primeira rodada de negociações entre os EUA e o Irã, que visam um acordo de paz definitivo. Na semana anterior, os dois países haviam assinado um acordo preliminar. A atmosfera das tratativas foi considerada positiva, com a criação de um grupo de trabalho focado na questão nuclear iraniana e na desescalada do conflito no Líbano.
“Estamos indo muito bem em relação ao Estreito de Ormuz. Recebemos mais petróleo ontem do que jamais havia passado pelo estreito, temos o petróleo jorrando, o estreito está totalmente aberto e estamos negociando, vamos ver como isso vai evoluir”, afirmou Trump. Ele também ressaltou que o Irã “nunca terá uma arma nuclear”.
Até o momento, o Irã não havia se manifestado oficialmente sobre as declarações de Trump. Contudo, o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Ghalibaf, mencionou que Teerã concordou em estabelecer uma linha de comunicação com os EUA para garantir a passagem segura de navios pelo Estreito de Ormuz, evitando conflitos na via marítima.
Entretanto, ataques de Israel no Líbano após a oficialização do acordo levaram o Irã a fechar novamente a passagem no dia 20 de junho. O país afirmou que reabriria a via apenas quando os combates no Líbano cessassem. Recentemente, a situação parece ter se estabilizado, com registros de navios comerciais transitando pelo estreito.
Ghalibaf também informou que as conversas na Suíça resultaram na liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos que estavam congelados, um passo importante nas negociações entre os dois países.
