Trump encerra conversa de 40 minutos com Lula expressando amor
Presidente Lula e Donald Trump se encontram na Casa Branca após articulação de Joesley Batista.
O encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, realizado na Casa Branca, foi resultado de uma conversa telefônica que ocorreu após uma sugestão do empresário Joesley Batista.
Na véspera do Dia do Trabalhador, Lula e Joesley se reuniram, onde o presidente brasileiro expressou sua dificuldade em agendar uma reunião presencial com Trump. Joesley então incentivou Lula a fazer uma ligação direta ao presidente americano.
A ligação, que durou cerca de 40 minutos, teve um tom amistoso, com Trump encerrando a conversa de forma descontraída, dizendo “I love you” ao presidente brasileiro.
Durante a conversa, Lula se ofereceu para viajar aos Estados Unidos para discutir interesses comuns, e Trump respondeu que sua equipe cuidaria da organização do encontro.
O encontro foi agendado para o dia seguinte, refletindo a disposição de ambos os líderes para retomar o diálogo. Trump elogiou a trajetória política de Lula, afirmando ter se informado sobre sua vida.
Lula, por sua vez, mostrou interesse em abordar temas relacionados à relação bilateral entre os dois países, além de assuntos internacionais e o papel da ONU.
A reunião ocorreu no dia 7 de maio, e após o encontro, Trump descreveu a conversa como “muito boa”. Este encontro se dá em um contexto de tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, especialmente em relação a divergências comerciais.
Durante a reunião bilateral no Salão Oval, seguida de um almoço de trabalho, os dois presidentes compartilharam momentos nas redes sociais, onde aparecem sorrindo e apertando as mãos, dissipando rumores de hostilidade.
Lula destacou a produtividade da reunião em suas redes sociais, enquanto o governo brasileiro enfatizou a importância do diálogo e do respeito nas relações entre os países.
O comunicado oficial ressaltou que Brasil e EUA são parceiros com uma relação de amizade de mais de 200 anos, e o encontro durou mais de três horas, abordando temas cruciais para ambos os países e para o mundo.
A pauta da reunião incluiu segurança, comércio, tecnologia e minerais estratégicos. Apesar das divergências sobre tarifas, Lula ressaltou o clima positivo, a defesa da soberania brasileira e a proposta de cooperação no combate ao crime organizado.
